quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

ATIVIDADE: O governo de Maurício de Nassau


Para consolidar sua conquista os holandeses enviaram Maurício de Nassau para governar Pernambuco.
Nassau chegou no Brasil em 1637, foi um hábil administrador, no mesmo ano, derrotou as forças de resistência em Porto Calvo e estendeu os domínios holandeses.
A política de Nassau em relação à área dominada era de manter relações amistosas entre a administração holandesa e a população local. Entre as realizações de Nassau destacam-se:
·         Incentivo à economia açucareira, emprestando dinheiro para os senhores de engenho que estavam em dificuldades econômicas e construção de novos engenhos;
·         Incremento da escravidão, garantindo o abastecimento de mão-de-obra para as lavouras;
·         Criação de hospitais e orfanatos;
·         Garantia de liberdade religiosa;
·         Urbanização de Recife, com a construção de pontes, canais, palácios, museus;
·         Grande incentivo às artes e ciência. Os pintores retratavam paisagens e a vida cotidiana, e os cientistas estudaram a flora e a fauna do Brasil.
Porém, a política de Nassau descontentou a Companhia das Índias Ocidentais, que considerou algumas medidas prejudiciais aos seus interesses. Em 1644, Nassau foi destituído e voltou para a Holanda.

Imagine...Você vivendo em Recife no ano de 1640. Com base no que foi estudado, escreva uma carta a um parente em outro país explicando a ele as mudanças ocorridas depois da chegada dos holandeses e destaque as realizações durante o governo de Maurício de Nassau.



Nenhum comentário:

Postar um comentário