Canto Mineral (Carlos Drummond de Andrade)
Minas Gerais
Minerais
Minas de minas
Demais, de menos?
Mais exploradas (...)
No duplo, no múltiplo
Sem sentido
Minas esgotadas
A suor e ais,
Minas de mil
E uma noite presas
Do fisco, do fausto,
Da farra, do fim (...)
·
Ao estudar este poema é importante considerar as
seguintes questões:
a) Qual tema podemos estudar?
b) Qual tipo de documento
histórico
c) Qual o tempo ou período
relatado na poesia? E o espaço?
·
A poesia focaliza a história de Minas Gerais no
período colonial, trata-se de uma obra literária e desta forma, simboliza a
importância da linguagem literária como referencial para a história não apenas
no trabalho dos poetas, dos artistas, mas especialmente do trabalho dos
historiadores, dos professores e dos alunos. No entanto, é preciso que o
professor seja o mediador entre estas questões e o aluno.
·
Vamos reler o poema e conversar?
a)
Por que o poeta fala em “Minas Gerais /
Minerais”?
b)
Por que as minas são exploradas “no duplo, no
múltiplo / sem sentido?” Quais os
sentidos da palavra exploradas?
c)
“Minas esgotadas / a suor e ais.” Que seriam
esse suor e ais?
d)
Minas presas “do fisco, do fausto, da farra, do
fim.” Procure o significado das palavras fisco e fausto.
·
A luta contra o fisco estimulou o movimento da
Conjuração Mineira. Vamos pesquisar um pouco mais sobre esse movimento?
·
Na sua opinião, por que Drummond termina o poema
com a palavra “fim”? O que chegou ao fim: o poema ou...? Como seria depois
desse fim?
·
Vamos continuar, a nossa maneira, o poema “canto
mineral”? Cada um escreve o seu poema depois desse fim.
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