segunda-feira, 25 de abril de 2016

Sobre o estudo da História

    Ensinar história hoje pressupõe ter o tempo como significante para que o sujeito, a partir de temporalidades diversas, possa perceber que aprender história é reconhecer em outros tempos e sujeitos experiências, valores e práticas sociais. Principalmente é proporcionar ao aluno reconhecer-se enquanto sujeito do seu tempo e com isto conseguir que ele reconheça outros sujeitos em tempos diversos.


Categorias temporais:


Acontecimento – fato de breve duração, exemplo, nascimento ou morte.
Estrutura – fato de longa duração, cujos marcos cronológicos escapam à percepção dos contemporâneos, exemplo, escravidão, cristianismo, imperialismo.
Conjuntura – fato de duração média, que resulta de flutuações mais ou menos regulares no interior de uma estrutura, exemplo, Revolução Industrial, Ditadura Militar, Guerra Fria.
A maneira de mensurar o tempo é produto cultural, as periodizações são fruto da sociedade. As temporalidades podem ser continuidade, ruptura (surgimento de uma lei, mudança de governo), permanências (valores morais como machismo, costumes), mudanças, sucessão, simultaneidade, antes, agora, depois.


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