Sobre o estudo da História
Ensinar história hoje pressupõe ter o tempo como
significante para que o sujeito, a partir de temporalidades diversas, possa
perceber que aprender história é reconhecer em outros tempos e sujeitos
experiências, valores e práticas sociais. Principalmente é proporcionar ao
aluno reconhecer-se enquanto sujeito do seu tempo e com isto conseguir que ele
reconheça outros sujeitos em tempos diversos.
Categorias temporais:
Acontecimento – fato de breve duração, exemplo, nascimento
ou morte.
Estrutura – fato de longa duração, cujos marcos cronológicos
escapam à percepção dos contemporâneos, exemplo, escravidão, cristianismo,
imperialismo.
Conjuntura – fato de duração média, que resulta de
flutuações mais ou menos regulares no interior de uma estrutura, exemplo, Revolução
Industrial, Ditadura Militar, Guerra Fria.
A maneira de mensurar o tempo é produto cultural, as
periodizações são fruto da sociedade. As temporalidades podem ser continuidade,
ruptura (surgimento de uma lei, mudança de governo), permanências (valores
morais como machismo, costumes), mudanças, sucessão, simultaneidade, antes,
agora, depois.
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