domingo, 19 de junho de 2016

Trabalho - Reforma Religiosa e Contra Reforma

A Inquisição
     Para combater as heresias, o papa Gregório IX criou, em 1231, os Tribunais da Inquisição, cuja missão era descobrir e julgar hereges.
     Qualquer um poderia ser delator, ou seja, acusar alguém suspeito de praticar heresia.
    Muitas comunidades desenvolveram suas próprias crenças, como a adoração de animais ou vegetais, as adivinhações utilizando cartas (cartomancia), a consulta aos mortos (necromancia), os encantamentos para promover o amor ou a separação entre pessoas, etc. essas pessoas eram perseguidas e punidas, entre as punições aplicadas estavam: torturas, prisões, confisco de bens.
    Os crimes contra a fé católica eram os mais graves e frequentemente eram punidos com a morte.
     A Inquisição definia como feitiçaria ou bruxaria todas as crenças e rituais mágico-religiosos.     Existiam manuais que eram utilizados durante o período de “caça às bruxas”, eles orientavam os inquisidores sobre como identificar, interrogar e extrair a confissão nos processos.
    Adivinhações, fabricação de unguentos e poções mágicas, feitiços, benzeduras e usos de amuletos eram práticas da população do Brasil Colonial. Cerca de 1100 pessoas foram investigadas, cerca de 30 foram condenadas à morte na fogueira.

  

Por que algumas pessoas eram perseguidas pela Inquisição? Explique.

sábado, 18 de junho de 2016

Reforma e Contra Reforma Católica

Palavra Chave - Mesopotâmia

Gabarito da palavra chave: Hamurábi, Tigre, sumérios, agricultura, politeísta, Iraque, região entre rios, escravos, sumérios, ideográfica, assírios, acádios, pictográfica, cidade estado, zigurates, caldeus, camponeses, jardins suspensos, Lei de Talião.

domingo, 12 de junho de 2016

Trabalhando com documentos – Renascimento Cultural

Um plano de estudos humanístico
Aconselho-te, meu filho, a que empregues a tua juventude em tirar bom proveito dos estudos e das virtudes. Entendo e quero que aprendas as línguas perfeitamente, que não exista história que não tenhas presente na memória, as artes, do direito civil ao conhecimento das coisas da natureza, quero que a isso te entregues curiosamente, que não haja mar, rio nem fonte de que tu não conheças os peixes, todas as aves do ar, todas as árvores e arbustos frutíferos das florestas, todas as ervas da terra, todos os metais escondidos no ventre dos abismos, que nada disso te seja desconhecido.
Rabelais. Pantagruel, carta de seu pai Gargantua.
Inovadores ananônimos
Mas o verdadeiro surto técnico do Renascimento é outro. Ele consiste, por exemplo, na melhoria de veículos de tração animal. Mais notável foi o avanço da navegação: é a construção de caravelas – junto com a invenção da bússola, o uso do astrolábio ou de mapas mais preciosos – que possibilita viagens cada vez mais distantes até chegar ao “Novo Mundo”. Os objetos de ferro tornam-se comuns e, com isso, novos hábitos introduzem-se na vida cotidiana, portas trancadas a chave, o uso de garfos à mesa, etc. ligada ao ferra há, por fim, a indústria de armamentos; a fabricação de armas de fogo não só modifica a concepção de guerra que deixa de ser a “arte” do nobre cavaleiro.
Todas essas melhorias técnicas são obras de pessoas anônimas, ou quase, que modificam e aperfeiçoam realizações anteriores.
José Maria Valverde


1.       A laicização (pensamento separado da Igreja) progressiva da cultura e ciência durante a Idade Moderna foi estabelecida através de quais valores?

2.       Durante o período medieval o teocentrismo era cultuado, o homem era servo de Deus. Os valores mudaram e ele passou a buscar ser sua imagem e semelhança. Como é chamada esta teoria em que o homem é o centro do universo?


3.       Qual dos valores renascentistas traz a valorização do indivíduo, o homem como o “senhor” de seu destino?

4.       Uma das características básicas do Renascimento é o humanismo, a cultura e a ciência separada dos valores religiosos. Segundo o texto, quais são os conhecimentos necessários que o pai aconselha seu filho?


5.       Com base no documento aponte duas melhorias técnicas que ocorreram após o Renascimento?


segunda-feira, 6 de junho de 2016

CORUJINHAS

Trabalho feito com rolo de papel higiênico.
As partes do corpo da coruja foram pintadas em folha de ofício, recortadas e coladas no rolinho. Atividade simples, com resultado bonito e reforça a proposta que estamos trabalhando diariamente sobre a questão da reciclagem, aproveitar todos os recursos sem desperdício. 

Molde para colorir: 

O trabalho em exposição

FESTA JUNINA - Casal caipira

Alguns dos trabalhos realizados hoje:







sexta-feira, 3 de junho de 2016

Caça palavras - MESOPOTÂMIA

Respostas: a) Hamurábi / morte b) assírios c) zigurates d) Hamurábi e) Nabucodonosor f) politeísta g) escravos h) Tigre / Eufrates i) cuneiforme j) Sargão k) escribas l) Mesopotâmia / Iraque m) caldeus