Questões:
1. Leia
o texto abaixo.
"(...) Assim, não pense ninguém que foram
tirados o poder, os bens e a liberdade (dos indígenas): e sim que Deus lhes
concedeu a graça de pertencerem aos espanhóis, que os tornaram cristãos e que
os trata e os consideram exatamente como digo. (...) Ensinaram-lhes o uso do
ferro e da candeia (...) Deram-lhes moedas para que saibam o que compram e o
que vendem, o que devem e possuem. Ensinaram-lhes latim e ciências, que valem
mais do que toda a prata e todo o ouro que eles tomaram. Porque, com
conhecimentos, são verdadeiramente homens, e da prata nem todos tiravam muito
proveito. (...)"
(GÓMARA, Francisco López de.)
Leia as afirmativas.
I.
O texto
acima expressa uma forma de se ver a conquista e a colonização da América pelos
espanhóis.
II.
Segundo os espanhóis, os nativos americanos eram
sua propriedade, devendo ser catequizados.
III.
Os nativos deveriam aprender latim e ciências, pois
esse saber é mais valioso que o ouro e a prata que deles foi tirado.
Estão corretas as afirmativas
a)
I e II.
b)
I e III.
c)
I, II e III.
2. O
texto abaixo é a reunião de estrofes de dois poemas astecas do século XVI
chamados por eles de “Cantos tristes”. Os versos descrevem a cidade de
Tenochtitlán, às vésperas de sua rendição, em agosto de 1521.
Os astecas narram a conquista
Pelos caminhos jazem
(flechas) partidas;os
As casas estão destelhadas,
seus muros avermelhados.
Germes se espalham por ruas e praças,
e as paredes estão salpicadas de miolos.
As águas estão rubras, tintas [de sangue),
e quando a bebemos,
é como se bebêssemos água salgada.
Nos puseram preço.
Preço de jovem, de sacerdote,
de criança e de donzela.
Ouro, jade, ricas mantas,
plumas de quetzal;
tudo isso que é precioso
nada foi levado em conta.
Chorai, amigos meus,
Compreendei que com estes fatos
perdemos a Nação Mexicatl.
A água azedou, se azedou a
comida.
A leitura do poema nos permite afirmar que:
a)
a destruição da cidade de Tenochtitlán não trouxe
conseqüências psicológicas para os astecas.
b)
a queda da cidade não chegou a afetar a vida da
população ali concentrada.
c)
o poema descreve a utilização da escravidão pelos
povos dominadores.
3. Leia o texto a seguir:
Quando Colombo
chegou à América, em 1492, não poderia supor que o continente fosse habitado de
longa data. Na verdade, vários povos e civilizações, em estágios diversos de
desenvolvimento material, ocupavam essa vasta extensão de terras. Em sucessivas
ondas migratórias iniciadas há cerca de 40 000 anos, povos provenientes da Ásia
e da Oceania foram se espalhando por todo o continente americano.
Aos poucos, os
povos pré-colombianos foram se fixando, adaptando-se ao meio e formando grupos
diferenciados, que podem ser classificados, resumidamente, em sociedades que,
EXCETO:
a)
Praticavam a caça, a pesca e a coleta.
b) Não possuíam a prática da escravidão.
c) Desenvolveram uma agricultura
rudimentar.
4. Quando os europeus chegaram à América, as terras já
eram ocupadas por povos que possuíam diferentes culturas e diversas formas de
organização econômica e social, grande diversidade de língua, religião e
costumes. Entre outros, os astecas, os incas e os maias: os chamados povos
pré-colombianos.
Sobre essas civilizações podemos afirmar:
a)
A sociedade inca, além de ser rigidamente
estratificada, possuía um caráter estamental.
b) Diferentemente
dos astecas e dos incas, a sociedade maia não desenvolveu a escravidão.
c) A
nobreza Inca era constituída por elementos de confiança do imperador, que
exerciam cargos de governantes, chefes militares, sacerdotes e juízes.
5. A
civilização maia se desenvolveu na América Central, numa região onde estão hoje
o sul do México, a Guatemala, El Salvador, Belize e Honduras. Os
maias não formaram um império. A maioria deles vivia em aldeias nômades
independentes. CARACTERIZE a
civilização Maia nos aspectos econômico, política e cultural.
6. Complete
de acordo com a localização escrevendo os nomes dos povos pré-colombianos nos
espaços abaixo:
7. Escreva
(1) para os aspectos referentes aos Astecas, (2) para os referentes aos Incas e
(3) para os aspectos comuns a ambos:
a.
( ) a
agricultura era a principal atividade econômica, com domínio de técnicas
agrícolas desenvolvidas.
b.
( ) a domesticação
de animais limitava-se à criação de alpacas e lhamas.
c.
( ) o
artesanato era bastante desenvolvido, especialmente a tecelagem e a cerâmica.
d.
( )
erguiam grandes templos em pedra e construíam terraços nos lagos para cultivo
de hortaliças.
e.
( ) embora
não conhecessem a escrita, tinham criado um sistema numérico, denominado
quipus.
f.
( )
tinham práticas religiosas politeístas e uma forte tradição guerreira.
8. A mandioca, a batata doce, a araruta, o milho, o
feijão, o amaranto e o amendoim são utilizados atualmente, porque foram
a) Cultivados
como fontes alimentares das primeiras civilizações agrícolas que se fixaram nos
vales dos rios Nilo e Eufrates, há 5 mil anos.
b) Alimentos
básicos das primeiras comunidades agrícolas que se tornaram sedentárias há 7
mil anos no Oriente Próximo.
c) Domesticados
por populações que desenvolveram a agricultura na América, há pelo menos 6 mil
anos.
9. Com
auxilio de um adulto você deverá fazer uma receita, que poderá ser doce ou
salgada, utilizando algum dos principais produtos cultivados pelos povos
pré-colombianos. Milho, mandioca, cacau, pesquise no caderno ou internet mais
sugestões.
Para que esta
questões seja aceita você deverá enviar uma foto do prato pronto, envie no
grupo de WhatsApp e elas deverão ser repassadas para a professora.
SEGUE ABAIXO O GABARITO DAS ATIVIDADES:
- c
- c
- b
- c
- Civilização Maia: a base econômica dos maias era a agricultura, principalmente do milho. nunca formaram um império propriamente dito, como os Incas e Astecas, porque sua organização política era baseada na ideia de cidade-Estado, ou seja, independentes, com autoridades próprias e fronteiras que eram estabelecidas pelos limites das próprias cidades. a cultura notável por sua língua escrita (único sistema de escrita do novo mundo que podia representar completamente o idioma falado no mesmo grau de eficiência que o idioma escrito no velho mundo), pela arte, arquitetura, matemática e sistemas astronômicos.
- a) Astecas - b) Maias - c) Incas
- a) 3 b) 2 c) 3 d) 1 e) 2 f) 3
- c
Nenhum comentário:
Postar um comentário