domingo, 29 de março de 2020

CIVILIZAÇÕES PRÉ-COLOMBIANAS

INCAS - MAIAS - ASTECAS



Questões:
1.      Leia o texto abaixo.

"(...) Assim, não pense ninguém que foram tirados o poder, os bens e a liberdade (dos indígenas): e sim que Deus lhes concedeu a graça de pertencerem aos espanhóis, que os tornaram cristãos e que os trata e os consideram exatamente como digo. (...) Ensinaram-lhes o uso do ferro e da candeia (...) Deram-lhes moedas para que saibam o que compram e o que vendem, o que devem e possuem. Ensinaram-lhes latim e ciências, que valem mais do que toda a prata e todo o ouro que eles tomaram. Porque, com conhecimentos, são verdadeiramente homens, e da prata nem todos tiravam muito proveito. (...)"                          (GÓMARA, Francisco López de.)
Leia as afirmativas.

I.                    O  texto acima expressa uma forma de se ver a conquista e a colonização da América pelos espanhóis.
II.                  Segundo os espanhóis, os nativos americanos eram sua propriedade, devendo ser catequizados.
III.                Os nativos deveriam aprender latim e ciências, pois esse saber é mais valioso que o ouro e a prata que deles foi tirado.
Estão corretas as afirmativas
a)        I e II.
b)        I e III.
c)         I, II e III.

2. O texto abaixo é a reunião de estrofes de dois poemas astecas do século XVI chamados por eles de “Cantos tristes”. Os versos descrevem a cidade de Tenochtitlán, às vésperas de sua rendição, em agosto de 1521.
Os astecas narram a conquista
Pelos caminhos jazem
(flechas) partidas;os
cabelos estão espalhados.
As casas estão destelhadas,
seus muros avermelhados.
Germes se espalham por ruas e praças,
e as paredes estão salpicadas de miolos.
As águas estão rubras, tintas [de sangue),
e quando a bebemos,
é como se bebêssemos água salgada.
Nos puseram preço.
Preço de jovem, de sacerdote,
de criança e de donzela.
Ouro, jade, ricas mantas,
plumas de quetzal;
tudo isso que é precioso
nada foi levado em conta.
Chorai, amigos meus,
Compreendei que com estes fatos
perdemos a Nação Mexicatl.
A água azedou, se azedou a comida.

A leitura do poema nos permite afirmar que:
a)        a destruição da cidade de Tenochtitlán não trouxe conseqüências psicológicas para os astecas.
b)        a queda da cidade não chegou a afetar a vida da população ali concentrada.
c)         o poema descreve a utilização da escravidão pelos povos dominadores.

3. Leia o texto a seguir:
Quando Colombo chegou à América, em 1492, não poderia supor que o continente fosse habitado de longa data. Na verdade, vários povos e civilizações, em estágios diversos de desenvolvimento material, ocupavam essa vasta extensão de terras. Em sucessivas ondas migratórias iniciadas há cerca de 40 000 anos, povos provenientes da Ásia e da Oceania foram se espalhando por todo o continente americano.           
Aos poucos, os povos pré-colombianos foram se fixando, adaptando-se ao meio e formando grupos diferenciados, que podem ser classificados, resumidamente, em sociedades que, EXCETO:
a)      Praticavam a caça, a pesca e a coleta.
b)      Não possuíam a prática da escravidão.
c)       Desenvolveram uma agricultura rudimentar.

4. Quando os europeus chegaram à América, as terras já eram ocupadas por povos que possuíam diferentes culturas e diversas formas de organização econômica e social, grande diversidade de língua, religião e costumes. Entre outros, os astecas, os incas e os maias: os chamados povos pré-colombianos.
Sobre essas civilizações podemos afirmar:
a)      A sociedade inca, além de ser rigidamente estratificada, possuía um caráter estamental.
b)      Diferentemente dos astecas e dos incas, a sociedade maia não desenvolveu a escravidão. 
c)       A nobreza Inca era constituída por elementos de confiança do imperador, que exerciam cargos de governantes, chefes militares, sacerdotes e juízes.

5. A civilização maia se desenvolveu na América Central, numa região onde estão hoje o sul do México, a Guatemala, El Salvador, Belize e Honduras. Os maias não formaram um império. A maioria deles vivia em aldeias nômades independentes. CARACTERIZE a civilização Maia nos aspectos econômico, política e cultural.

6. Complete de acordo com a localização escrevendo os nomes dos povos pré-colombianos nos espaços abaixo:



7. Escreva (1) para os aspectos referentes aos Astecas, (2) para os referentes aos Incas e (3) para os aspectos comuns a ambos:
a.       (  ) a agricultura era a principal atividade econômica, com domínio de técnicas agrícolas desenvolvidas.
b.      (  ) a domesticação de animais limitava-se à criação de alpacas e lhamas.
c.       (  ) o artesanato era bastante desenvolvido, especialmente a tecelagem e a cerâmica.
d.      (  ) erguiam grandes templos em pedra e construíam terraços nos lagos para cultivo de hortaliças.
e.      (  ) embora não conhecessem a escrita, tinham criado um sistema numérico, denominado quipus.
f.        (  ) tinham práticas religiosas politeístas e uma forte tradição guerreira.

8.  A mandioca, a batata doce, a araruta, o milho, o feijão, o amaranto e o amendoim são utilizados atualmente, porque foram
a)      Cultivados como fontes alimentares das primeiras civilizações agrícolas que se fixaram nos vales dos rios Nilo e Eufrates, há 5 mil anos.
b)      Alimentos básicos das primeiras comunidades agrícolas que se tornaram sedentárias há 7 mil anos no Oriente Próximo.
c)       Domesticados por populações que desenvolveram a agricultura na América, há pelo menos 6 mil anos.



9. Com auxilio de um adulto você deverá fazer uma receita, que poderá ser doce ou salgada, utilizando algum dos principais produtos cultivados pelos povos pré-colombianos. Milho, mandioca, cacau, pesquise no caderno ou internet mais sugestões.
Para que esta questões seja aceita você deverá enviar uma foto do prato pronto, envie no grupo de WhatsApp e elas deverão ser repassadas para a professora. 


SEGUE ABAIXO O GABARITO DAS ATIVIDADES:

  1. c
  2. c
  3. b
  4. c
  5. Civilização Maia: a base econômica dos maias era a agricultura, principalmente do milho. nunca formaram um império propriamente dito, como os Incas e Astecas, porque sua organização política era baseada na ideia de cidade-Estado, ou seja, independentes, com autoridades próprias e fronteiras que eram estabelecidas pelos limites das próprias cidades. a cultura notável por sua língua escrita (único sistema de escrita do novo mundo que podia representar completamente o idioma falado no mesmo grau de eficiência que o idioma escrito no velho mundo), pela arte, arquitetura, matemática e sistemas astronômicos.
  6.  a) Astecas - b) Maias - c) Incas
  7. a) 3      b) 2    c) 3    d) 1    e) 2     f) 3
  8. c


Nenhum comentário:

Postar um comentário