sábado, 17 de agosto de 2019

Amor Exigente


1º princípio – Identificador
·         Os problemas da família são inerentes ao mundo atual.
Construímos nossa identidade a partir de exemplos, valores e visões de mundo da comunidade em que nascemos e vivemos.

Atividade 1:
Minhas origens! Minha história!
Ø  Quem sou? Qual o meu nome? Por que tenho este nome?
Ø  Onde posso pesquisar sobre a minha história? Em que documentos? Por meio de entrevistas? Com quem?
Ø  Como eu era quando criança pequena? O que gostava de fazer? Tenho algum objeto ligado à minha história?
Ø  Como posso registrar minha história?
Ø  Onde nasci? Onde meus pais nasceram? Por que eu moro neste lugar?
Ø  Como posso representar o lugar onde moro? Será que eu gostaria de morar em outro lugar? Qual?
Ø  Minha casa como é? De que é feita? É suficiente para minha família? Como eu gostaria que fosse?
Ø  Como é o meu cotidiano? Que sonhos eu tenho para o futuro?
Ø  De que coisas eu gosto na minha vida? O que eu gostaria que fosse diferente?
Ø  Que acontecimentos foram importantes em minha vida até agora?
Ø  Afinal, o que eu gostaria de registrar sobre minha vida?
Atividade 2:
Hino do Amor Exigente
Nesse mundo conturbado e
De ilusão é preciso caminhar.
Meus companheiros.
Romper nossas amarras e
Grilões, banir tudo o que
Nos faz prisioneiros.
Vamos logo dizer não à violência.
Vencer toda a preguiça e desalento.

Agir com coerência, sem mentiras
Fazendo do Amor um juramento.

O amor é exigente
O amor é exigente
O amor é que deve preencher
A nossa vida plenamente.

Nossa vida tem sentido,
Minha gente, quando é aproveitada
Para o bem
Amar é construir um mundo novo.
Amar é dar apoio a alguém
Já é hora de abrir novos caminhos
E sugerir aquela vida inovadora.

Foi Deus quem nos criou
A sua imagem, legando-nos
Sua força criadora.

O amor é exigente
O amor é exigente
O amor é que deve preencher
A nossa vida plenamente.

Questões para reflexão:
1)      O que é preciso mudar neste mundo conturbado?
2)      Quando a vida passa a ter sentido?
3)      Qual o papel do amor em nossa vida?
Respeitar a dignidade da pessoa humana.
Atividade:
Como é o seu relacionamento em relação à natureza?
Plantio de girassóis:






2º princípio – Humanizador
·         Os pais também são gente.
Somos seres humanos, não somos perfeitos, portanto, sujeitos a erros.
Atividade:
1)      O que faz você se sentir gente?
2)      O que você espera de sua família?
3)      O que você acha que eles esperam de você?
4)      Em que momento você se sente valorizado? E desvalorizado?
5)      Quais são seus pontos fortes? E fracos?
6)      Você já perdoou alguém? Como foi?
7)      Que mudança você deseja na sua vida? Qual é o seu plano para que isso aconteça?
8)      Como você lida com a frustração e o fracasso?
9)      Você aceita seus erros e tenta corrigi-los?
10)   Quais opções de vida saudável você costuma fazer? E quais não seriam saudáveis?

3º princípio – Protetor
·         Os recursos são limitados.
Esse princípio indica a linha demarcatória de nossos limites físicos, emocionais, financeiros, entre outros. O respeito a esses limites nos leva a sedimentar a coerência de nossas ações, permitindo desenvolver a capacidade de distinguir o limite dos nosso recursos.

Atividade:
GRATIDÃO
1)      Tenho mais a agradecer do que pedir. Pelo que sou grato?
2)      Quais são as prioridades de consumo em minha vida?

4º princípio – Valorizador
·         Pais e filhos não são iguais.
Atividade:
Construção da árvore da gratidão.

5º princípio – Libertador
A culpa torna as pessoas indefesas e sem ação.
Atividade:
Confecção de plaquinhas decorativas para o jardim da Escola:




Nenhum comentário:

Postar um comentário