sábado, 17 de agosto de 2019

Educação Financeira – A Arte de economizar


Introdução:
Saber cuidar do dinheiro é difícil até para gente grande. Por isso, iremos desenvolver um trabalho que trará lições para hoje e o resto da vida. Aprendendo a economizar nas coisas que compramos e usamos, diferenciando o supérfluo do necessário e também a participar com mais cuidado do controle das despesas da família. Entendendo a diferença entre o “eu quero” e o “eu preciso” e o “é caro” ou “é barato”.

Roteiro de atividades (desenvolvidas em duplas)
1ª Atividade:
Leitura do Gibi: Turma da Mônica e o orçamento familiar


2ª Atividade:
Ficha de leitura (em anexo)

3ª Atividade:
ECONOMIZAR NO QUE COMPRAMOS E USAMOS
Você sabe a diferença entre coisas necessárias, importantes e supérfluas para a nossa vida?
(em anexo)
4ª Atividade:
TER UMA POUPANÇA
Confecção do cofre porquinho de garrafa pet

5ª Atividade:
Desafio!
Criar um personagem (mascote) relacionado ao assunto: Finanças é coisa de criança!
(tabela de planejamento em anexo)


Projeto: Educação financeira – A Arte de economizar                                   Prof.ª Dione Porto
Alunos (as):____________________________ Turma:__________ Data:__/__/__
FICHA DE LEITURA
a)       ASPECTOS GERAIS
1. Título do livro:
2. Autor:
3. Nome do ilustrador:
4. Editora:
5. Nº de páginas:

b)       PERSONAGENS
6. Quais são?
7. O que fazem na história?
8. Quem aparece mais nela?
9. Como é o personagem principal?

c)       LOCAL
10. Onde se passa a maior parte da história?
11. Como é o lugar?

d)       TEMPO
12. Quando aconteceu ?

e)       ENREDO
13. Qual é a ideia principal da história?
14. De qual parte da história você mais gostou?
15. Desenhe uma cena da história e faça legenda.

f)        COMENTÁRIOS
16. Você achou o título da história adequado? Por quê?
17. Que outro título você daria ao livro? Por quê?
18. Com a leitura deste texto (livro), o que você aprendeu?
19. Você gostou da história? Por quê?









                                                                                       Obs.: Escreva as respostas no verso ou em folha separada.





ECONOMIZAR NO QUE COMPRAMOS E USAMOS
 Você sabe a diferença entre coisas necessárias, importantes e supérfluas para a nossa vida?



 




IMPORTANTE
SUPÉRFLUO
NECESSÁRIO









Pesquise no dicionário o significado de cada uma e cite 3 exemplos que você considera para cada item.

Significado das palavras:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Desafio!                                                             Alunos (as):________________________

Criar um personagem (mascote) relacionado ao assunto: Finanças é coisa de criança!
Seguir os passos: Planejamento
O que pretendo fazer?










Quais materiais já tenho em casa?
O que preciso comprar?







Quanto posso gastar?










Quanto tempo será necessário para realizar esta atividade?
Irei precisar da ajuda de alguém?

PARA CONCLUIR:
O mascote saiu conforme o planejado?










Usei todos os materiais listados?
Quanto gastei?

Precisei de ajuda?












O tempo calculado foi suficiente?


    
     (COLAR AQUI A NOTA FISCAL)

FOTOS:
Cofrinhos de garrafa pet confeccionados em sala de aula:










Nenhum comentário:

Postar um comentário