Introdução:
Saber cuidar
do dinheiro é difícil até para gente grande. Por isso, iremos desenvolver um
trabalho que trará lições para hoje e o resto da vida. Aprendendo a economizar
nas coisas que compramos e usamos, diferenciando o supérfluo do necessário e
também a participar com mais cuidado do controle das despesas da família.
Entendendo a diferença entre o “eu quero” e o “eu preciso” e o “é caro” ou “é
barato”.
Roteiro de
atividades (desenvolvidas em duplas)
1ª Atividade:
2ª Atividade:
Ficha de
leitura (em anexo)
3ª Atividade:
ECONOMIZAR
NO QUE COMPRAMOS E USAMOS
Você sabe a
diferença entre coisas necessárias, importantes e supérfluas para a nossa vida?
(em anexo)
4ª Atividade:
TER UMA POUPANÇA
Confecção do cofre porquinho de garrafa pet
5ª Atividade:
Desafio!
Criar um personagem (mascote) relacionado ao assunto: Finanças é coisa
de criança!
(tabela de planejamento em anexo)
Projeto: Educação
financeira – A Arte de economizar Prof.ª Dione
Porto
Alunos (as):____________________________
Turma:__________ Data:__/__/__
FICHA DE LEITURA
a)
ASPECTOS GERAIS
1. Título do livro:
2. Autor:
3. Nome do
ilustrador:
4. Editora:
5. Nº de páginas:
6. Quais são?
7. O que fazem na
história?
8. Quem aparece
mais nela?
9. Como é o
personagem principal?
c)
LOCAL
10. Onde se passa a
maior parte da história?
11. Como é o lugar?
d)
TEMPO
12. Quando
aconteceu ?
e)
ENREDO
13. Qual é a ideia
principal da história?
14. De qual parte
da história você mais gostou?
15. Desenhe uma cena da história e faça legenda.
15. Desenhe uma cena da história e faça legenda.
f)
COMENTÁRIOS
16. Você achou o
título da história adequado? Por quê?
17. Que outro
título você daria ao livro? Por quê?
18. Com a leitura
deste texto (livro), o que você aprendeu?
19. Você gostou da
história? Por quê?
Obs.: Escreva as respostas no verso ou em folha separada.
ECONOMIZAR
NO QUE COMPRAMOS E USAMOS
|
|
IMPORTANTE
|
SUPÉRFLUO
|
NECESSÁRIO
|
Pesquise no
dicionário o significado de cada uma e cite 3 exemplos que você considera para
cada item.
Significado
das palavras:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Desafio! Alunos (as):________________________
Criar um personagem (mascote) relacionado ao assunto: Finanças é coisa
de criança!
Seguir os passos: Planejamento
O que pretendo fazer?
|
Quais materiais já tenho em casa?
|
O que preciso comprar?
|
Quanto posso gastar?
|
Quanto tempo será necessário para realizar esta
atividade?
|
Irei precisar da ajuda de alguém?
|
PARA CONCLUIR:
O mascote saiu conforme o planejado?
|
Usei todos os materiais listados?
|
Quanto gastei?
|
Precisei de ajuda?
|
O tempo calculado foi suficiente?
|
(COLAR
AQUI A NOTA FISCAL)
|
FOTOS:
Cofrinhos de garrafa pet confeccionados em sala de aula:
Nenhum comentário:
Postar um comentário